Mau cheiro vindo do ralo? Talvez seja hora de recorrer ao serviço de limpa fossa. Esse procedimento evita danos materiais e até contaminação do ambiente.
O serviço consiste na remoção do volume excedente de resíduos acumulados no equipamento. Dessa maneira, não há risco de o conteúdo transbordar nem de os canos entupirem. Portanto, conheça todos os detalhes a seguir.
Por que Realizar a Limpeza de Fossa Periodicamente
Como o material sólido vai se acumulando na fossa, é preciso removê-lo de tempos em tempos. Do contrário, sobra menos espaço para acontecer a separação dos líquidos. O resultado é que o sistema chega ao limite do funcionamento, causando os seguintes transtornos:
Mau cheiro – Os odores desagradáveis exalam de maneira mais intensa nos dias de chuva ou de muito calor. Eles são resultado dos vapores emanados no processo de decantação – e tornam-se mais fortes quando a fossa séptica chega ao limite de armazenamento.
Matemática básica: quanto mais dejetos acumulados, maior tende a ser o fedor.
Entupimento – A falta de higienização da fossa também leva a uma sobrecarga no sistema de esgoto. Pode haver entupimento nos canos, já que os efluentes não escoam corretamente. E sempre existe o risco de o vaso sanitário “devolver” o material após a descarga.
Pior ainda se houver o transbordamento da fossa séptica. Esse caso é mais grave, pois torna o ambiente suscetível a contaminações.
Proliferação de pragas e doenças – Embora o cheiro forte seja bem desagradável ao nosso olfato, ele é atraente para pragas urbanas, especialmente as baratas. Entretanto, nesse cenário, o conteúdo de uma fossa séptica representa um verdadeiro banquete para os insetos, que ficam nutridos e conseguem se proliferar rapidamente.
Fora isso, a matéria orgânica que se decompõe no interior do reservatório contém uma alta quantidade de microrganismos, como bactérias e fungos. Muitos deles são nocivos à saúde de humanos e animais domésticos. Com um vazamento, os agentes patógenos podem se espalhar pelo solo e transmitir doenças.
Quando Chamar a Limpa Fossa
Mas, afinal, como saber que o reservatório precisa de limpeza? Muitas vezes, a fossa fica enterrada na grama ou escondida sob um piso de concreto. Não dá para enxergar quando o recipiente está cheio.
O que ocorre, isto sim, são alguns indícios de que a fossa está operando no limite. Confira os sinais de alerta:
- Há acúmulo de água ao redor do sistema de drenagem do tanque;
- O ralo ou o vaso sanitário exalam um odor ruim com frequência, sendo que esse cheiro fica mais forte quando você se aproxima da área onde está localizada a fossa;
- A água da pia demora a escoar;
- O vaso sanitário “devolve” o conteúdo depois que você aciona a descarga;
- Notam-se borbulhas elevadas toda vez que você puxa a descarga;
- Resíduos e lodo se acumulam em torno do sistema de decantação;
- Há vestígios de infiltração na tampa do reservatório;
- O gramado ao redor da fossa séptica cresce mais rápido, indicado que está sendo fertilizado por vazamentos.
Claro que você não deve aguardar esse estágio avançado para buscar uma solução. Como forma de evitar maiores transtornos, indicamos a limpeza preventiva da fossa. O ideal é recorrer ao procedimento a cada três meses, de modo que o nível de sólidos permaneça sempre baixo.
A Desentupidora Porto Alegre é uma empresa de desentupimento e higienização de fossas e caixas de gordura que oferece um serviço qualificado, com uma potente bomba de auto vácuo para o transporte de resíduos líquidos, pastosos e granulados.
Após o serviço, armazenamos e transportamos os dejetos até os locais determinados pela Vigilância Sanitária. Assim, não há risco de contaminação do ambiente.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento para desentupimento e limpa fossa! Atendemos em toda região de Porto Alegre.





